A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (24), a Operação Fênix, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada em ataques armados a instituições financeiras. A ação ocorre nas cidades de Campinas, Sumaré e Hortolândia, todas na região de Campinas, interior de São Paulo, onde são cumpridos nove mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal de Passos (MG).
A investigação teve início após um ataque violento à agência da Caixa Econômica Federal em Guaxupé (MG), ocorrido na madrugada de 8 de abril deste ano. Na ocasião, criminosos fortemente armados agiram com táticas militares e uso de explosivos, atacando simultaneamente a sede da Polícia Militar, da Guarda Civil Municipal e a agência bancária, em uma ação conhecida como “domínio de cidades”.
A operação desta quinta-feira conta com apoio da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Segundo a Polícia Federal, o grupo investigado atuava de forma coordenada, com divisão de tarefas e alto poder de destruição, representando uma ameaça significativa à segurança pública.
Tags:
Agência | operação | polícia | Polícia militar | São Paulo