Slam Fundão: movimento de poesias autorais surge em bairro do ‘fundo’ de Guarulhos
O slam, evento em que os poetas leem versos em forma de competição, está presente em Guarulhos, na Grande São Paulo, há mais de cinco anos. O precursor do movimento no município foi o Slam do Prego, realizado no centro da cidade. Mas, desde o ano passado, um novo encontro de slammers foi criado a fim de fortalecer a cultura das quebradas guarulhenses.
Trata-se do Slam Fundão, criado em 2023. O nome escolhido faz referência à localização do evento, no bairro Soberana, uma das periferias do município. O objetivo dos idealizadores foi evitar grandes deslocamentos dos poetas que precisavam ir para o centro para batalhar.
O encontro é realizado em uma pequena praça na região e reúne artistas de outros pontos do “fundão”, como os bairros Fortaleza, Santos Dumont, Haroldo Veloso, Seródio, São João, Jardim Lenize, Carmela e Ponte Alta.
“Era mó rolê para ir pra lá [no centro]. Pegar o busão e ir pra um local no qual não tinha um acolhimento da própria cidade porque não tem uma apropriação com espaço, a galera tá ali de passagem”, disse o poeta Adams Pontes, 35, um dos organizadores do movimento.
Agência Mural.
