Em Mogi das Cruzes, Escola do Grau ensina a empinar moto de forma segura e fora das ruas

Por Agência Mural

Em um pátio de 40 metros quadrados, no bairro Vila Industrial, em Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo, motociclistas de diversas idades aprendem a dar grau – andar somente com a roda traseira da moto. Embora a prática seja proibida segundo as leis de trânsito, a manobra é febre nas periferias brasileiras há muito tempo.

“Eu costumo dizer que antes o Brasil era o país do futebol, hoje é o país do grau”, afirma o empreendedor Rodrigo Buzulini, 36.

Ele é proprietário da R.B Escola do Grau, uma espécie de “autoescola” onde os alunos aprendem a empinar moto sob orientação de instrutores. Criada há dois anos, a empresa conta com quatro unidades no estado de São Paulo, localizadas em Mogi das Cruzes, Osasco, Guarulhos e Sorocaba.

Rodrigo Buzulini é dono da R.B Escola do Grau, uma espécie de “autoescola” onde os alunos aprendem a empinar moto @Renan Omura / Agência Mural

Rodrigo desenvolveu uma metodologia de ensino onde os motociclistas usam um equipamento de segurança conhecido como “máquina do grau”. O dispositivo é instalado na traseira da moto e impede que o piloto caia para trás enquanto pratica a manobra. Até o momento, não há registros de acidentes.

Apesar de a escola do grau não estar credenciada como CFC (Centro de Formação de Condutores) e nem cadastrada no Detran, Rodrigo garante que a empresa segue todos os protocolos exigidos pela prefeitura, inclusive conta com o laudo do bombeiro.

“Sim, dar grau é crime, mas quando é feito em via pública. Em um local fechado com os equipamentos de segurança não tem problema”

Rodrigo Buzulini, proprietário da R.B Escola do Grau

O grau faz parte das manobras de wheeling, esporte que envolve malabarismo com motocicletas e bicicletas criado na década de 1970 nos Estados Unidos. A modalidade se popularizou no Brasil em 1990 e, hoje, conta com diversos adeptos que particiapam de campenatos estaduais, nacionais e internacionais.

No entanto, mesmo que a prática de empinar motos seja uma manobra esportiva, a atividade é discriminada no Brasil.

Equipamento de segurança conhecido como “máquina do grau” @Renan Omura / Agência Mural

“Você já viu algum praticante de wheeling fazer manobras nas ruas? É claro que não. Por isso que o grau é malvisto, pois acaba colocando a vida do piloto e das pessoas em perigo”, justifica Rodrigo.

Sujeito à multa e cacete

O CTB (Código de Trânsito Brasileiro) é bastante claro em relação à prática de manobras perigosas em via pública. O artigo 244, inciso III, estabelece que conduzir motocicletas “fazendo malabarismo ou equilibrando-se apenas em uma roda” configura-se em infração gravíssima, com penalidade de multa e recolhimento de habilitação.

No entanto, não é somente a lei de trânsito que proíbe esse tipo de manobra. Desde dezembro de 2021 faixas com os dizeres “Proibido tirar de giro e chamar no grau. Sujeito a cacete. Não vamos aceitar essas coisas na comunidade” foram espalhadas supostamente por uma facção criminosa em algumas periferias do estado de São Paulo.

Mesmo assim, é comum no dia a dia encontrar jovens empinando a moto nas ruas. O próprio dono da escola assume que aprendeu a dar grau de forma inconsequente quando era jovem. “Estamos tentando mudar isso. Meu objetivo é tirar o grau da rua e levar para um local fechado e seguro”, afirma.

Agência Mural.