O evento “Gigantes do Digital”, do Sebrae-SP, reuniu cerca de 200 participantes nesta terça-feira (1º), e levou insights e dicas valiosas aos que buscam ampliar suas vendas no digital. Foram quatro palestras com representantes dos principais marketplaces do país: Shopee, Shein, Magalu e Mercado Livre. Eles abordaram aspectos práticos de como impulsionar as vendas nessas plataformas.
O encontro foi no auditório da Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi), parceira do Sebrae-SP. Ao longo do dia, os palestrantes das quatro plataformas trouxeram orientações práticas e técnicas para impulsionar as vendas. Conforme Fabio Gerlach, gerente regional do Sebrae-SP, a proposta era trazer para a cidade os melhores do marketplace.
“O intuito era que os empresários presentes pudessem ter mais oportunidades de escolha e entendimento sobre como cada plataforma funciona em detalhes. Porque uma coisa é conhecer o marketplace e outra é começar a operar nele. Além disso, nos colocamos à disposição como apoiadores, junto com a Acipi. Foi um sucesso, casa cheia, muitas pessoas realmente interessadas. Tivemos até fila de espera das inscrições”, contou.
Gerlach reforçou, ainda, que o Sebrae-SP pode ajudar os pequenos negócios em vários aspectos, como precificação, análise de custos envolvidos e até a repensar sobre qual estratégia é mais adequada ao modelo de negócio de cada empresa.
O evento começou com uma abertura com representantes do Sebrae-SP e da Acipi, e depois Leonardo Silva da Shopee subiu ao palco. Com uma palestra bastante interativa, com participação do público e caráter muito prático, ele apresentou formas de alavancar a presença online na plataforma, mostrou os bastidores das vendas e estratégias de como usar vídeos e lives.
Na sequência, Thiago Farhat da Shein apresentou dicas e oportunidades para vender no marketplace que hoje consta entre os maiores do país. Ele abordou a história da plataforma e mostrou para os participantes como impulsionar as vendas, além de apresentar para os empresários presentes como começar a vender no site e aplicativo.
A terceira palestra, logo após o coffee break, foi comandada por Mariana Cabrini, do Magalu, que trouxe a história e tradição da empresa, além de dicas técnicas para impulsionar os resultados, apresentando exemplos de anúncios perfeitos e estratégias para conquistar os clientes, como promoções, liquidações e aproveitamento de datas, como a Black Friday.
Para encerrar o evento, o Mercado Livre foi representado por Rodrigo Garbini. A palestra mostrou dados sobre o potencial de vendas online que o Brasil tem, além de também mostrar ferramentas de interação com os consumidores. Ele também falou sobre a experiência dos clientes e trouxe exemplos de como fazer um anúncio que se destaque.
Conhecimento compartilhado
Uma das empresárias presentes foi Tatiane Ilário Dinis, consultora de marketing que fez questão de viajar de Nova Odessa, onde mora, para participar do evento depois que viu um anúncio em redes sociais. “Eu estou em busca de aprimorar meus conhecimentos. Quando vi, fiquei super empolgada, então eu vim buscar aprender para poder passar para os meus clientes. Muitos deles têm interesse em montar loja e e-commerce dentro das plataformas”, afirmou.
Ela explicou que o objetivo é aprender cada vez mais para atender as demandas que chegam até ela. “Muitos hoje não estão vendendo o tanto queriam porque estão só na loja física. Eles ainda não sabem como fazer essa transição. Então eu vim por isso”, finalizou.