“Nós não invadimos terras, apenas ocupamos o que sempre foi nosso. Terras que pertenciam aos nossos antepassados”, afirma o cacique Gilberto Awá da etnia tupi guarani. “A terra é nossa, é dos povos indígenas.

A fala cheia de resistência inicia o curta-documentário “Herança do Amanhã”, dirigido por Vanessa Corrêa, 43, e produzido pelo biólogo Rodrigo Maia, 39. A produção vem ganhando destaque em festivais no Brasil e no exterior.

Gravado na região do Cabuçu, em Guarulhos, na Grande São Paulo, o documentário aborda questões urgentes como o descarte irregular de resíduos sólidos em áreas de preservação e a luta dos povos indígenas da cidade pela proteção e regeneração dos territórios.

Descarte irregular de lixo no Rio Cabuçu @Rodrigo Maia/Divulgação

O filme estreou no festival EcoPerformance, com sessões nas cidades de Pinamar, na Argentina, e Petro?ani, na Romênia. No Brasil, já foi exibido em Goiânia e segue em circuito por São Paulo.

Segundo os autores, o objetivo é ampliar o debate sobre justiça ambiental, memória ancestral e os impactos da degradação ambiental nas periferias.

Rodrigo, que mora no Cabuçu desde 2002, utiliza o filme como forma de diálogo com a cidade e de denúncia.

João, morador da Área de Proteção Ambiental na região @Rodrigo Maia/ Divulgação

‘Trouxemos para a tela a realidade vivida pela nossa comunidade. Esperamos gerar visibilidade e conscientização sobre os serviços ambientais, fundamentais para a qualidade de vida de toda a cidade’

Rodrigo, produtor do curta-documentário

Localizado na zona norte de Guarulhos, o bairro do Cabuçu tem importância histórica e ambiental. Considerado um dos mais antigo da cidade, abriga uma das maiores áreas verdes do município: são 7,9 milhões de hectares de mata preservada.

A mata integra o Parque Estadual da Cantareira – Núcleo Cabuçu, segundo o Guia de Áreas Protegidas da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo.

A relevância ambiental da região motivou, em 2009, o biólogo e produtor do curta Rodrigo a se unir a outros ativistas e lideranças comunitárias em um movimento pela criação de uma área de proteção ambiental no bairro.

Filme tem ganhado repercussão em eventos nacionais e internacionais @Rodrigo Maia/ Divulgação

O esforço resultou, em 2010, na instituição da APA (Área de Proteção Ambiental) Cabuçu Tanque-Grande, por meio da Lei Municipal nº 6.798/2010.

Desde então, o Cabuçu tem sido palco de debates sobre meio ambiente e justiça socioambiental. Entre os temas em discussão estão a possível instalação de um aterro sanitário nas proximidades e a situação de comunidades indígenas que vivem em uma área historicamente afetada pelo descarte irregular de lixo hospitalar.

Essas tensões inspiraram a produção do curta-metragem que retrata a realidade da região com uma abordagem sensível e crítica.

A produção mistura cenas da vegetação nativa com registros de áreas degradadas, expondo a contradição entre preservação e destruição. Também aborda o trabalho de recuperação do solo realizado por comunidades indígenas, com apoio de estudantes e instituições.

Uma publicação compartilhada por Vanessa Corrêa (@vancorrea)

O filme já foi exibido em escolas da região e na aldeia Filhos Desta Terra, reserva onde vivem os povos Pankararu, Pankararé, Guajará, Tupi e Timbira, está localizada também no bairro do Cabuçu.

Segundo Vanessa, também moradora do Cabuçu, nessas sessões, é comum que crianças reconheçam o bairro e até pessoas entrevistadas. Para ela, isso fortalece a identificação com o território e incentiva o engajamento local.

“Vivemos um momento crítico de crise ambiental e consumismo excessivo. Levar essa discussão para o cinema é provocar um debate que ainda precisa acontecer de forma mais ampla”, afirma a diretora.

Sinopse:
Herança do Amanhã revela os impactos do descarte irregular de resíduos sólidos no bairro do Cabuçu, em Guarulhos. O curta documenta como o avanço do lixo ameaça a Mata Atlântica e compromete a saúde da população local, ao mesmo tempo em que evidencia a luta dos povos originários por moradia digna e preservação ambiental. A produção propõe um olhar crítico e sensível sobre os desafios ecológicos e sociais que marcam a região.

Agência Mural

O post Em Guarulhos, curta “Herança do Amanhã” estreia em festival internacional e inicia circuito nacional apareceu primeiro em Agência Mural.

Tags:
Rolê

Agência Mural - Em Guarulhos, curta “Herança do Amanhã” estreia em festival internacional e inicia circuito nacional