Local que já foi usado para eventos na comunidade, o Flow Jaraguá Park, na Vila Jaraguá, na região noroeste de São Paulo, enfrenta problemas de infraestrutura, mesmo após reformas no ano passado.

O espaço faz parte do Parque Municipal Pinheirinho D’Água, e conta com quatro entradas. Porém, apenas as principais estão em funcionamento. As secundárias localizadas na rua Professor Onésimo Silveira, n°1, e na avenida Amador Aguiar, n° 1254, permanecem fechadas, com portões danificados e frestas por onde frequentadores acessam o local.

“Algumas vezes não tem como entrar na quadra, porque o mato está muito alto, além do risco de sofrer picada de algum animal que esteja lá”, afirma João Marcos Villa, 21, colaborador na Enel e frequentador do parque há mais de uma década.

O Flow Park Jaraguá faz parte do Parque Municipal Pinheirinho D’Água e as entradas principais estão em boas condições @Matheus Leitão/Agência Mural

Morador do Jardim Rincão, ele também aponta que, por diversas vezes, encontrou os portões próximos de casa fechados. “Eu gostaria que os responsáveis dessem uma atenção melhor, pois faz tempo que não tem a manutenção das quadras, pistas de skate e bebedouros”, diz.

Segundo ele, o parque já foi palco para festivais e campeonatos “que trouxeram muita alegria para as pessoas e serviram para dar visibilidade para a nossa comunidade”, como um torneio de basquete.

Além dos problemas, moradores avaliam que há um melhor cuidado na parte mais visível do parque, enquanto outras entradas foram abandonadas.

Campo de futebol com mato alto e areia atrapalha as partidas de futebol @Matheus Leitão/Agência Mural

O músico e morador do bairro Vila Jaraguá, Sammuel Peresclevicius, 39, observa uma nítida diferença entre as áreas próximas aos condomínios e aquelas mais afastadas. “Os espaços menos utilizados e as entradas mais afastadas das casas e condomínios acabam ficando à mercê do tempo e da zeladoria do parque”, afirma.

Reformas mantiveram problemas estruturais

Segundo a prefeitura, as reformas de 2024 fizeram parte de uma requalificação do Parque Municipal Pinheirinho D’Água. As quadras esportivas e parquinhos, frequentados por moradores da região, ganharam novos visuais. Porém, após um ano da reforma, problemas estruturais voltaram a aparecer.

“O parque não está bem cuidado, porque tem mato que está muito grande, inclusive estou aqui com o meu sobrinho, e queríamos entrar no parquinho, mas estava todo molhado e ficamos com os pés cheios de barro”, relata Sue Campos, 34, moradora da Vila Jaraguá.

Com o clima ensolarado e sem registros de chuva, o solo do parquinho permanece úmido, dificultando o uso do local.

Os brinquedos do parquinho precisam de manutenção para as crianças @Matheus Leitão/Agência Mural

Além das irregularidades nas áreas de lazer, a segurança dentro e no entorno do parque também preocupa. “O parque não é seguro. Eu vejo as pessoas subindo pelas grades”, comenta Sue. A falta de iluminação agrava o problema à noite. “É muito perigoso depois que escurece”, reforça João Marcos.

O que diz a prefeitura

Procurada pela reportagem, a SVMA (Secretária Municipal do Verde e Meio Ambiente) aponta que o espaço faz parte do Parque Municipal Pinheirinho D’Água, e que a última zeladoria feita na região foi entre os dias 14 e 15 de abril.

No período entre janeiro e abril deste ano, houve o corte de 1.278.793 metros quadrados de mato e grama no perímetro, além da conservação de 604 metros quadrados das áreas de passeio. O órgão diz que irá ocorrer outra zeladoria nos próximos dias. Porém quando questionado pela frequência em que ocorre cada ação, a secretaria não respondeu.

Em relação a segurança do local, a pasta afirmou que tem trabalhado em parceria com a GCM (Guarda Civil Metropolitana) e a Subprefeitura Pirituba/Jaraguá para intensificar o patrulhamento e as intervenções no local.

Agência Mural

O post Flow Jaraguá Park tem portões quebrados e sinais de abandono na zona norte de SP apareceu primeiro em Agência Mural.

Tags:
Democratize-se!

Agência Mural - Flow Jaraguá Park tem portões quebrados e sinais de abandono na zona norte de SP