Durante os dias 24, 25 e 26 de junho, o Escritório Regional do Sebrae-SP em Itapeva sediou o encontro de capacitação “Gestão Colaborativa do Turismo”, reunindo lideranças de sete municípios da região: Bom Sucesso do Itararé, Itaberá, Itapeva, Itararé, Nova Campina, Ribeirão Branco e Taquarivaí. A iniciativa teve como foco promover o fortalecimento do turismo regional por meio da cooperação entre os setores público e privado.

Além dos representantes municipais, participaram do evento empreendedores do setor e membros do RT Circuito dos Cânions, instância de governança turística da região. O encontro contou com a presença do gerente regional do Sebrae-SP, Wilson Borges, e do consultor de negócios da entidade, André Scalco.

Para Wilson Borges, o evento reforça a importância da união de esforços em prol do desenvolvimento do turismo local. “O turismo é uma grande oportunidade de desenvolvimento econômico para os municípios. Quando gestores públicos e empreendedores caminham juntos, o resultado é mais efetivo e sustentável. Nosso objetivo é fomentar essa colaboração, oferecendo ferramentas e conhecimento prático”, destaca.

A capacitação abordou estratégias de planejamento, integração regional, inovação em produtos turísticos e fortalecimento das lideranças locais. A proposta do Sebrae-SP é contribuir para que os municípios consigam alinhar suas ações e criar uma oferta turística mais atrativa, valorizando as potencialidades naturais e culturais da região. “Estamos trabalhando para construir uma governança sólida e participativa, que envolva todos os atores do turismo e gere resultados concretos para a economia regional”, complementa Borges.

União de esforços

Entre os participantes do curso, o empreendedor Fernando Moreira, proprietário do Armazém do Gino, destacou a importância da iniciativa para fortalecer a união entre os atores do turismo regional. “O Sebrae-SP veio fazer essa união de forças, que precisava ser realizada. Muitas vezes, por causa de egocentrismo — tanto comercial, quanto político — isso não acontece. Mas aqui estamos aprendendo muito sobre políticas públicas e vendo na prática como isso pode melhorar o nosso negócio”, comenta.

Fernando ressaltou também a importância do Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), que permite que empresas do setor tenham visibilidade e acesso a incentivos governamentais. “O meu bar agora está cadastrado, e isso me ajuda a aparecer para o governo federal e ter acesso a incentivos. Além disso, estamos vendo questões estratégicas que posso aplicar no meu negócio, como fazer tráfego pago para atrair turistas”, explica.

Para ele, o ponto central é a consciência coletiva entre os empreendedores da região. “Não é só o Armazém do Gino que precisa estar bem. Todos os bares, restaurantes, pousadas e hotéis precisam estar bem. Precisamos baixar o ego e trabalhar juntos. Isso não é concorrência, é parceria por uma causa maior, que é o turismo regional. Essa é uma região que até pode ser considerada pobre economicamente, mas que tem uma das maiores riquezas naturais do Brasil. É um dom que precisamos fortalecer”, enfatiza.

Integração regional

A participante Carolina Klocker, representante da Associação dos Cânions Paulistas de Itararé, também ressaltou a relevância do encontro como uma oportunidade de integração regional. “Estou muito feliz por estar neste evento tão importante realizado pelo Sebrae-SP, por meio do qual estamos somando ideias e convergindo todas para um mesmo objetivo, que tem a ver com integrar a nossa região turística”, afirma.

Para Carolina, a construção coletiva entre os sete municípios participantes é essencial para alcançar resultados concretos. “Isso é fundamental para que realmente caminhemos de mãos dadas, estabelecendo vínculos e indo para um mesmo lugar. Para os sete municípios, isso vai ser algo imprescindível e transformador, a fim de conseguirmos potencializar o turismo e desenvolver economicamente, socialmente e mentalmente a nossa região”, destaca.

Reconhecendo o potencial

A vice-prefeita de Bom Sucesso de Itararé, Ellen Pacheco, também participou da capacitação e destacou o impacto positivo da iniciativa para o fortalecimento do turismo regional. “Esse curso foi maravilhoso. Através dele, acho que ficou muito claro para todos a importância de lutarmos pelo turismo da região de forma conjunta. As atrações turísticas que temos aqui, possui um potencial gigantesco. Só basta acreditarmos e corrermos atrás. Acredito que, através de movimentos como este do Sebrae-SP, nós que estamos aqui hoje na RT dos Cânions Paulista, em conjunto, podemos alcançar um potencial muito maior”.

Ellen ainda reforçou que a união entre os municípios pode abrir portas para novos investimentos e maior reconhecimento. “Em conjunto, vamos conseguir buscar mais recursos, mais investimentos e mais visibilidade, não só dentro do estado, mas no mundo todo”, afirmou.

Tags:
Cultura Empreendedora

Agência Sebrae - Gestão colaborativa impulsiona o turismo regional em encontro promovido pelo Sebrae-SP em Itapeva