O Sebrae-SP participou e foi um dos apoiadores da Fenacil 2025 – Feira de Empreendedorismo e Negócios da ACIL (Associação Comercial e Industrial de Limeira). Por meio de uma parceria, micro e pequenos negócios puderam expor seus produtos durante o evento, que foi de 24 a 26 de junho, e tiveram a oportunidade de fazer networking, ampliar sua base de clientes e impulsionar as vendas. Também puderam ter acesso à programação do evento que incluiu palestras, expositores, rodadas de negócios e workshops.

O Sebrae-SP esteve na Fenacil com um estande de 50m², que incluiu um espaço institucional e outro dividido para sete coexpositores, um grupo composto por pequenos negócios regionais, a maioria microempreendedores individuais (MEIs), que receberam subsídio para expor.

Os negócios são de diferentes segmentos como cosméticos, alimentação, doces, artesanato e outros. As empresas foram selecionadas entre mais de 40 inscritos em um edital. O valor comercializado ao longo dos três dias de evento passa de R$ 6 mil.

De acordo o gerente regional do Sebrae-SP, Fabio Gerlach, um dos intuitos de levar os empreendedores para a Fenacil foi promover acesso ao mercado e impulsionar vendas. “Nosso objetivo ao participar da feira foi oferecer atendimentos e gerar negócios. Estivemos com um estande institucional e, também, junto aos empreendedores, de uma maneira diferente do que nos últimos anos. A Fenacil sempre chama a atenção então a ideia foi promover bons negócios”, afirmou.

Vitrine e networking

Maria Vânia Pereira da Silva, do Café Rural da Vânia, foi para a Fenacil com o objetivo de apresentar seu negócio e os produtos. Sua bancada foi montada repleta das delícias que comercializa no café, que fica no bairro dos Pires em Limeira, tem o objetivo de resgatar a culinária alemã da região e fomentar o turismo.

“Quero mostrar meu negócio para a cidade. Meu objetivo é fazer com que a feira seja uma vitrine, que as pessoas conheçam um pouco dos produtos por meio das vendas e da degustação. E, também, que levem um panfleto com informações sobre o bairro e sobre o café”, disse.

Outra expositora foi Bianca Louize, proprietária da Bia Mix, uma loja de cosmético. Ela nunca tinha ido à feira como expositora, apenas como visitante, e aproveitou a oportunidade para conquistar novos clientes e fazer networking. “Abracei logo de cara a ideia porque vi que era uma oportunidade de alcançar mais clientes, principalmente da minha cidade mesmo, que é o meu maior interesse”, explicou.

Ela preparou para expor produtos de perfumaria já conhecidos e, também, opções de presentes para o Dia dos Pais. “A minha intenção é apresentar para os clientes os meus produtos e já comunicar que eu tenho o delivery, para que eles saibam que podem contar com a Bia Mix a qualquer hora”, completou.

O networking também foi o foco de Aline Gimenez, da Feltro em Três. Ela produz brinquedos pedagógicos em feltro, com intuito de resgatar brincadeiras tradicionais. “O objetivo maior é conhecer pessoas, fornecedores, clientes… Às vezes a pessoa que veio até a feira conhece algum dono de escola, de clínica, e acaba indicando a gente”, exemplificou.

Tags:
Cultura Empreendedora

Agência Sebrae - Participação do Sebrae-SP na Fenacil 2025 impulsiona pequenos empreendedores e gera negócios