As cidades de Itatiba e Várzea Paulista realizaram a assinatura dos Termos de Compromisso para implementação do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (Jepp) do Sebrae-SP em 2025 e com possibilidade de maior abrangência para 2026. A formalização foi realizada na segunda-feira (23) e contou com a presença de autoridades das prefeituras dos respectivos municípios e o diretor técnico do Sebrae-SP, Marco Vinholi.

O Jepp tem como objetivo fomentar a educação e a cultura empreendedora desde os primeiros anos escolares, podendo ser implementado a partir do 1º ano do Ensino Fundamental. O curso procura apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender, além de favorecer o desenvolvimento de atributos e atitudes essenciais para a gestão da própria vida.

De acordo com o analista de negócios do Sebrae-SP e gestor de Cultura Empreendedora, Marcelo Duarte, o Jepp é parte fundamental do desenvolvimento de um comportamento empreendedor. “Uma das grandes vantagens do programa é sua flexibilidade, nós inserimos os conteúdos na grade curricular já estabelecida pela escola com possibilidade de aplicação em qualquer momento durante a formação do aluno. Todos os professores são capacitados para o programa por meio da Faculdade Sebrae, além de receberem todo o nosso material apostilado”, comenta.

O gestor ainda destaca a importância de se trabalhar o Jepp com outras ações do Sebrae-SP para que se tenha um planejamento integrado e resultados efetivos para todo o município.

Itatiba
Para a cidade de Itatiba, a partir de agosto, uma primeira iniciativa do programa de Cultura Empreendedora será implementada para quatro escolas de período integral de 1º a 5º ano, da rede municipal, com uma média de 500 alunos. O objetivo é que, com isso, o Jepp evolua e, em 2026, aumente sua abrangência na rede municipal, incluindo Fundamental II.

O prefeito de Itatiba, Thomás Capeletto de Oliveira, acredita que a adesão ao Jepp se mostra essencial para o município, levando em consideração o potencial empreendedor que a cidade carrega. “Investir em educação é investir no nosso futuro, esse projeto com certeza vem para agregar muito a grade curricular das nossas escolas municipais”, diz.

Além do prefeito, também estavam presentes na assinatura a coordenadora de Gabinete e Assuntos Estratégicos, Mari Carla Giro, e os servidores Levi Cabral Simões e Nadya Massaretto (da Secretaria de Desenvolvimento e Econômico e Habitação) e Camila Polo da Nóbrega (da Secretaria de Educação).

Várzea Paulista
Já em Várzea Paulista, estão contempladas ações para organização e planejamento para, posteriormente, a implantação das ações de Cultura Empreendedora do Sebrae-SP em 2026.

Esta nova implementação do Jepp é, na verdade, a retomada de uma parceria que o Sebrae-SP já tinha com o município. Entre os anos de 2017 e 2022, Várzea Paulista aderiu ao Jepp, capacitando, em média, 600 professores e impactando mais de 20 mil alunos.

Para o vice-prefeito da cidade, João Paulo de Souza, a volta do Jepp para Várzea Paulista representa uma grade oportunidade para o desenvolvimento local. “Nós somos uma cidade pequena em território, mas temos quase 120 mil habitantes. A firmação dessa parceria, desse termo de compromisso, se mostra como um enorme avanço para Várzea Paulista, já que quem ganha com tudo isso é o nosso município”, finaliza.

Tags:
Cultura Empreendedora