Foi realizada, na terça-feira (24), a assinatura dos Termos de Compromisso para implementação do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (Jepp) do Sebrae-SP e entrega de selo de Escola Parceira – Educação Empreendedora 2025 nas cidades de Caieiras e Francisco Morato. Estavam presentes nos eventos autoridades das prefeituras dos respectivos municípios e o diretor técnico do Sebrae-SP, Marco Vinholi.
O Jepp tem como objetivo fomentar a educação e a cultura empreendedora desde os primeiros anos escolares, podendo ser implementado a partir do 1º ano do Ensino Fundamental. O curso procura apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender, além de favorecer o desenvolvimento de atributos e atitudes essenciais para a gestão da própria vida.
Além da assinatura do Termo de Compromisso, foram entregues selos Sebrae de Escolas Parceiras – Educação Empreendedora 2025 para as escolas que adotaram o Jepp. O selo reconhece o compromisso dessas instituições com o Sebrae-SP e o programa de Educação Empreendedora, para aplicação do Jepp. Em Caieiras, foram certificadas todas as escolas da rede municipal e em Francisco Morato as escolas Padre Luiz Sergio P. Nascimento e Isabel Lupianhes Romera Ryan.
Caieiras
A implementação do Jepp já foi iniciada em Caieiras e terá o início nas escolas no segundo semestre de 2025. Os professores já estão formados e o material apostilado já em está em produção para a doação aos 5.795 alunos que serão capacitados este ano, atendendo 100% da rede de ensino municipal.
Gilmar Soares Vicente, prefeito de Caieiras, destaca que são por meio dessas parcerias que a cidade evolui e a população possa continuar recebendo bons resultados.
Francisco Morato
Assim como em Caieiras, o Jepp já está em andamento em Francisco Morato. Os professores concluíram a fase de formação no dia 24 de junho e o material apostilado será doado para os 2.093 alunos que serão atendidos por essa parceria em 2025.
O prefeito do município, Ildo Gusmão, comenta que a parceria com o Sebrae-SP ajuda a desenvolver Francisco Morato em várias frentes e que, com o Jepp, o propósito é atender as escolas longe do centro da cidade. “Eu tenho certeza de que nós vamos colher bons frutos desse trabalho e que escreveremos mais uma nova história na nossa cidade. As duas escolas que aderiram a esse projeto podem até mesmo se tornarem um modelo para visitação, para compartilhamento de conhecimento com as demais, e que a gente possa cada vez mais evoluir o aprendizado e o futuro das nossas crianças”, finaliza.